O canal Agricultura em Casa, criado no ano de 2019 e tem como objetivo ensinar as pessoas a cultivarem seu próprio alimento, a economizarem nas compras do mercado, a melhorarem a sua qualidade de vida e a contribuir com a sustentabilidade do meio ambiente.
O Início
No primeiro semestre do ano de 2019, o criador do canal Giancarlo estava sem trabalho, estava estudando MBA em Gestão do Agronegócio pela UFPR, então decidiu adquirir um curso sobre marketing digital e empreender no digital com foco no nicho de agricultura e hortas urbanas para ajudar as pessoas a economizarem no mercado, a contribuir com o meio ambiente e a melhorar a sua qualidade de vida.
No entanto, no mês de Julho de 2019, encontrou um trabalho em sua área de graduação, Giancarlo, formado em Bacharelado em Sistemas de Informação voltou a trabalhar como analista de suporte técnico em uma empresa que fabrica produtos alimentícios na cidade de São Lourenço D’ Oeste – SC em um trabalho terceirizado e não parou mais de trabalhar na área de tecnologia, fazendo deixar de lado o projeto Agricultura em Casa.
Contudo, continuou a contribuir com a natureza, ganhou uma muda de árvore de uma empresa de softwares na qual trabalha atualmente e participou de trilhas de caminhada em que ganhou sementes de girassol e uma flor.
O Retorno
Percebendo o aumento do preço dos alimentos que ocorreu a partir do ano de 2020, ano que teve o inicio da pandemia da COVID, o desperdício de alimentos que podem ser reaproveitados para a produção de adubo, espaços produtivos e não utilizados que podem ser aproveitados para o cultivo de hortaliças, legumes, frutas e verduras e a falta de educação na área de agricultura e agronegócio que podem ser aprendidas na escola com a criação de uma horta decidiu retomar o canal Agricultura em Casa.
Na imagem abaixo podemos verificar o aumento do preço da beterraba, alimento rico em ferro, minerais e nitratos para o consumo humano, do mês de Janeiro de 2020 a Dezembro de 2020, em que praticamente dobrou o preço do Kg da beterraba.
No dia 03/05/2024, o preço do Kg da beterraba estava em R$ 8,50 na CEASA-PR Cascavel(PR), esse preço mais do que dobrou de 2020 para o ano de 2024.
As informações acima podem ser obtidas no site da Ceasa e da página de cotações da Agrolink.
Então, no mês de Abril de 2024 adquiriu novamente o domínio na Internet do projeto Agricultura em Casa, renovou a hospedagem do site deste projeto e realizou a compra de uma composteira, gotejadores irrigadores e sementes de beterraba para retomar o projeto e de início ensinar a cultivar esse alimento rico em vitaminas, nutrientes e nitratos para o consumo humano, alimento presente na dieta de milhões de pessoas e consumida diariamente.
Obrigado pela leitura deste artigo e continue acompanhando esse maravilhoso projeto…